Processos 2014
88/2014 Hottis/Félix
Homologado
Acompanhamento do Andamento Processual
Acompanhamento do Andamento Processual

Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Olinda e Recife
Membros do Tribunal Eclesiástico de Aracajú visitam Tribunal Eclesiástico de Olinda e Recife
Recife, 20 de março de 2025.

Neste dia 20 de março de 2025, o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Olinda e Recife recebeu com grande entusiasmo a visita dos membros do Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano de Aracajú (foto).
Estiveram presentes o presidente do Tribunal Eclesiástico de Aracajú, o Revmo. Pe. Pedro dos Santos Reis, o Defensor do Vínculo, o Revmo. Pe. Juarez dos Santos Lima e um dos juízes, o Revmo. Pe. Fábio Montenegro. Do nosso Tribunal, contamos com a presença do Revmo. e Exmo. Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo moderador do Tribunal Eclesiástico de Olinda e Recife, o Revmo. Frei Evandro Fernandes Fontes, presidente, o Pe. Jurandir Ferreira Dias Júnior, Juiz, o Dr. Adelson Tertulino Sobral, Defensor do Vínculo e a notária Joseilda Nunes de Oliveira.
O encontro foi marcado por momentos de troca de experiências, diálogo fraterno e fortalecimento dos laços entre as duas jurisdições eclesiásticas.
Durante a visita, foram abordados temas relevantes à atuação dos Tribunais no âmbito do Direito Canônico, destacando boas práticas e desafios enfrentados no dia a dia da administração da justiça eclesiástica. Os participantes também discutiram formas de estreitar a colaboração entre as equipes, promovendo uma maior integração e eficácia nos processos judiciais.
O encontro foi um marco para fortalecer a cooperação e comunhão entre os Tribunais de 1ª e 2ª Instâncias, refletindo o compromisso conjunto com os valores eclesiásticos.
Nomeado novo Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Olinda e Recife
Recife, 17 de março de 2025.

No dia 14 de março de 2025, o Revmo. Frei Evandro Fernandes Fontes, OFMCap, doutor em Direito Canônico pela Faculdade São Paulo Apóstolo, foi oficialmente nomeado como Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Olinda e Recife pelo Revmo. e Exmo. Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo Diocesano de Nazaré e Moderador desse Tribunal (foto).
Reconhecido por sua dedicação pastoral e profundo conhecimento das leis canônicas, o Revmo. Frei Evandro Fontes assume essa posição com o compromisso de promover a justiça e fortalecer a aplicação dos princípios eclesiásticos.
Com vasta experiência na vida religiosa e acadêmica, o Revmo. Frei Evandro tem sido um exemplo de serviço à comunidade como Juiz desse Tribunal e sua nomeação reflete a confiança da Igreja em sua capacidade de guiar com sabedoria os processos judiciais eclesiásticos, sempre buscando a verdade e a salvação das almas.
A nomeação do Revmo. Frei Evandro Fontes, como Vigário Judicial, representa uma nova etapa na condução das questões eclesiásticas no Tribunal Eclesiástico de Olinda e Recife, marcando o compromisso contínuo da Igreja com a justiça e a espiritualidade.
SÉRIE DE CONCERTOS EM PREPARAÇÃO PARA O 18° CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL
Recife, 20 de setembro de 2022.

Está em andamento a série de concertos que une arte sacra, expostas nos lindos vitrais e na estrutura da encantadora Capela Bom Pastor, e música, como o Instituto de Música Dom da Paz (foto), com finalidade de preparar para a chegada do 18° Congresso Eucarístico Nacional em novembro na nossa cidade. Esses concertos são totalmente gratuitos e abertos a todas as idades. Acompanhe a programação abaixo e aproveite essa belíssima experiência.
Programação
20/jun – Arautos do Evangelho
18/jul – Movimento Pró-Criança
15/ago – Coral do Carmo do Recife/Coral Boa Vista
19/set – Instituto de Música Dom da Paz
17/out – Centro Social Dom João Costa
07/nov – Universidade Federal de Pernambuco




NOTA DE PESAR
Recife, 15 de abril de 2022
“Requiem aeternam dona eis, Domine.
Et lux perpetua luceat eis. Requiescat in pace. Amen.”
Essa é uma prece usualmente proferida tanto no momento da celebração das Exéquias como em ocasiões dirigidas aos fiéis defuntos. Não imaginaríamos de tê-la que proferir tão cedo e de forma tão súbita, em plena celebração do Tríduo Pascal, ao Senhor da Vida pelo nosso irmão em Cristo Monsenhor João Carlos Acioly Paz. Talvez assim o tenha querido o Senhor Jesus levá-lo nesse tempo forte, como forma nítida de nos recordar que nos quer juntos Dele na glória sem fim. Ecoam já antecipando, sem ferir o tempo, as palavras do Salmo 117,17 que serão cantadas: “Não morrerei, mas ao contrário, viverei para cantar as grandes obras do Senhor!” Hoje, segundo a vontade do Senhor (Lc 23,42), Mons. João Acioly, como era conhecido entre nós, está cantando os louvores de Deus. E, como ainda, nos recorda o Salmo 117 no refrão a ser cantado: “Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!”. A vida devotada ao Senhor Jesus por ele, numa atitude de entrega como discípulo-missionário, serve de ânimo para continuarmos trilhando o caminho do Senhor. E isso foi testemunhado por nós, na medida das circunstâncias de tempo e espaço, que compomos hoje o Tribunal Regional e de Apelação de Olinda e Recife. É claro, sem esquecer de enunciar sua atuação também na Câmara Eclesiástica da diocese de Afogados da Ingazeira. O zelo pela justiça reparativa era uma das suas características no ofício de Vigário Judicial e Presidente do Tribunal. O mesmo nutria sempre uma preocupação pastoral com as pessoas que acorriam ao Tribunal, para buscar a devida justiça, na verdade e na misericórdia, seja qual fosse a causa. Diante disso, nós que compomos este Tribunal Eclesiástico, nas pessoas do Moderador do Tribunal Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo de Nazaré, e do Vigário Judicial e Presidente Monsenhor José Heleno dos Santos, despedimo-nos pesarosos do irmão Mons. João Acioly, mas com a certeza da ressurreição em Cristo.
Celebração em Ação de Graças pela retomada semi-presencial dos trabalhos do tribunal.
Recife, 26 de agosto de 2021.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() |
Celebração em Ação de Graças pelos trabalhos realizados no Ano-Canônico pelo Tribunal.
Recife, 12 de dezembro de 2019.
